terça-feira, 22 de junho de 2010

"Festa Junina da Escola Municipal Apóstolo Paulo- 2010.

De acordo com pesquisadores, historiadores esta comemoração foi trazida para o nosso país na época colonial, com elementos culturais marcantes dos portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Mas como os brasileiros têm personalidade forte e marcante tratou logo de misturar todos os seus aspectos culturais existentes no país, e então a “Festa Junina” se tornou esta grande forma de expressão do nosso folclore. Festa Junina é tradição em todos os estados do Brasil. E não podia ser diferente aqui em nossa comunidade rural do município, onde todos participam das festividades, principalmente das realizadas pela comunidade escolar. Como este ano é ano de copa do mundo e nos (equipe escolar) como ligítimos brasileiros, decoramos toda a festa com temas da bandeira brasileira, ficou show de bola. Parabéns a toda equipe escolar e seus colaboradores, pelo brilhante trabalho.







Turma multiseriada- Maternal, Jardim e Pre I







Minha Filha Jeneffer, participa do coral da Escola.







Rose Paniago (prima)pessoa respeitada por toda equipe escolar e comunidade em geral, pelo brilhante trabalho realizado frente a direção da escola no pleito passado, é de pessoas assim dedicada, esforçada e acima de tudo que entende do assunto "Educação", que o Brasil precisa para se destacar no quesito Educação, como se destaca no futebol.






Minhas "figurinhas repetidas", como diz a secretária da escola. Encantam por onde passam.







Trabalhando e se divertindo, Lara Beatriz (sobrinha) eu , Cleber ( esposo).

"IV Mostra de Ciências, Tecnologia e Inovação"

No dia 16 de Junho do corrente ano, aconteceu em Água Boa-MT, a IV Mostra de Ciências, Tecnologia e Inovação do município, onde todas as escolas mostraram seus trabalhos (projetos elaborados por professores e executados pelos alunos. Os projetos são julgados cada um dentro da sua categoria, e ali é escolhido três que representará o municipio na regional. E como sempre a Escola Municiapl Apóstolo Paulo localizada no campo, não poderia ficar de fora, a escola foi ´muito bem representada com 5 projetos:
* Vamos cuidar da nossa escola: respeitando, brincando e aprendendo. Na categoria Infantil;
* Benefícios do Mamão. Categorias series iniciais;
* Pedagoia na Agrofloresta. Também series iniciais;
*Condições higiências e sanitárias da água de consumo humano ofertada à comunidade de Serrinha. Representando as Series finais do Ensino Fundametal de oito anos;
*Valorizando a melhor idade: a arte de envelhecer sorrindo.Também representando as Series finais do Ensino Fundametal de oito anos - EJA;
Dentre todos os projetos apresentados pela Escola, ficamos com o 1º Lugar- Pedagogia na Agrofloresta, a nível municipal. E com o 2º lugar- Valorizando a melhor idade: a arte de envelhecer sorrindo, como nesta modalidade é que segue para a regional e o munícipio pode levar até três projetos para representa-lo, este 2º lugar nos garante também na regional, junto com mais duas Escolas também localizadas na zona rural do município ( E.M. Bela Vista e E.M. Agrovila Central), portanto mais um ano representando o município na regional do estado.




Carla, Gabriella, eu, Tamiris e Marcos Yuri, com o Projeto "Benefícios do Mamão"







Apresentando o projeto para o secretário de educação de Água Boa ( Edilson).

A importância da reutilização

O processo de reutilização de materiais recicláveis tem grande importância para o meio ambiente de uma forma geral, pois para cada 1000 kg de papel reciclado 20 árvores são poupadas e cabe a nos seres inteligentes fazer uso desta tecnologia, mostrando que somos capazes de desenvolver um excelente trabalho através da reutilização/ reciclagem deste material. Exemplo disso é o que geralmente é feito nas escolas públicas de nosso país, onde professores usam material reciclável para confecção de outros, seja como material de apoio pedagógico ou para apresentações em eventos etc....















domingo, 13 de junho de 2010

Projeto desenvolvido com minha turminha - Pre II e 1º ano

Um olhar interdisciplinar : pedagogia e o consumo do mamão na merenda escolar
O presente trabalho foi desenvolvido pela Professora Núbia Maria Leite de Souza, com os alunos do pré II e 1º ano, da escola municipal Apóstolo Paulo. A escola do campo com período em tempo integral assume como proposta o compromisso de promover o conhecimento de forma prazerosa e voltada para a vida sócio-ambiental do educando. Assim surgiu a iniciativa do projeto envolvendo o plantio do mamão, alimento muito rico e que às vezes é desprezado por nossas crianças por não conhecer seu valor. O publico alvo deste projeto são em sua maioria filhos de pequenos agricultores, e trabalhar com tema dos quais fazem parte da vida deles é muito importante.
Nesta perspectiva os objetivos deste trabalho foram. Proporcionar aos educando conhecimentos básicos para sua aprendizagem de forma direcionada, valorizando a importância do fruto para a sua saúde.
Realizamos pesquisas na internet sobre o fruto, onde tivemos a oportunidade de observamos figuras, as partes da planta, algumas receitas, seu valor nutritivo na saúde das pessoas, durante essa pesquisa foi possível um longo bate-papo com as crianças, logo após realizamos o plantio das sementes e muda no pátio agroflorestal da escola e testamos algumas receitas. Os resultados do trabalho serão apresentados pelos alunos tendo como suporte cartaz, desenhos, fotos e algumas receitas para apreciação do público.
O objetivo esta sendo alcançado de forma satisfatória, as criança demonstraram interesse pelo tema, desenvolveram as atividades propostas com um espírito de companheirismo, hoje estão aceitando melhor o fruto na merenda escola por conhecer seu valor, o trabalho terá continuidade ao longo do ano.

Escola Apóstolo Paulo - 2010




Mamoeiro já produzindo no pátio agroflorestal da escola.


Parte da turma mostrando um mamoeiro plantado por eles.















Gabriella fazendo atividades em sala relacionada com o projeto: "Benefícios do Mamão"






Parte dos alunos do 1º Ano, lendo a receita do "musse de mamão".





Gabriella mexendo o mamão para cozinhar.





Carla e Tamiris espremendo as laranjas.




Hum... que delícia agora é so esperar ficar bem geladinho e degustar.



Este também é de mamão: "bolo de mamão com laranja".