segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Copiar e Colar, pode?
Site de informação é condenado por danos morais
o IG (internet Group do Brasil) foi condenado pela 47ª Vara Cível do Rio de Janeiro a indenizar em R$ 20 mil por danos morais Ulisses Raphael Costa Mattos Júnior. O site plagiou textos do autor, que escreve para a concorrente Cocadaboa. A decisão foi da juíza Andréa Gonçalves Duarte, que entendeu que, ainda que não tenha havido cópia integral dos textos, ocorreu a contrafração, ou seja, a modificação da obra com a intenção de se negar sua real autoria.
" As modificações dadas possuem claramente, o intuito de disfarce dos textos. No entanto se verifica que naqueles veiculados pelo IG nenhuma alteração substancial foi feita.Não há demonstração de criatividade", afirmou a magistrada.
Andréa Gonçalves Duarte enfatizou que, nesse caso, o meio de informação (internet) não torna a obra anônima e nem retira do seu autor o direito sobre a mesma. " A Internet aqui funcionou somente como veículo e não gerou normatização jurídica inédita. O que a lei protege é a livre disposição da obra pelo autor, que tem o arbítrio de autorizar ou não sua reprodução", finalizou.
Fundador da Wikipédia alerta universitários sobre o risco de erro da Folha Online
Jimmy Wales, fundador da enciclopédia on-line Wikipédia, afirmou que sua invenção pode prejudicar estudantes universitários. Isso porque, segundo diversos e-mails recebidos pelo executivo, os alunos usam informações do site, muitas vezes erradas, para fazer seus trabalhos.
"Vocês estão na faculdade; não devem citar a enciclopédia", afirmou Wales, segundo o site The Register. A cada semana, ele diz receber carca de dez mensagens de alunos revlamando que a Wikipédia prejudicou suas notas.
"Mw ajude. Tirei uma nota baixa porque usei informações da Wikipédia que estavam erradas", exemplificou o fundador, citando um e-mail. O The Register afirma que o executivo coloca toda a culpa nos alunos, sem admitir que alguns dos vertebes não condizem com a verdade.
Este tipo de imprecisão pode ser explicada pelo fato de a Wikipédia ser uma enciclopédia escrita e editada pelos próprios internautas. Temas bastante populares recebem muita colaboração e, por isso, tedem a ser mais preciosos do que assuntos dominados por um número menor de pessoas.
E então, ficou bem claro para você que toda vez que utilizar materiais de outros autores você deve citar fonte? Não se esqueça disso ! Não se esqueça também dos cuidados que deve ter em relação à confiabilidade dos dados obtidos na Internet.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Linha do Tempo

3.500 a.C= acredita-se que o ábaco foi desenvolvido por árabes por volta de 2.600 a.C;
1.800= o inglês Charles Babbage descreve vários elementos do computador digital em seu projeto;
1.946= engenheiros da universidade da Pensilvania constroem o primeiro computador totalmente eletrônico;
1.970= a intel cria o primeiro chip dran;
1.972= a intel introduz o microprocessador 8008, ele contém 3.500 transistores e pode executar 60,000 instruções por segundo;
1.975= Bill Gates e Paull Allen formam a micro-soft;
1.981= a IBM produz o primeiro computador pessoal;
1.983= a revista "Time" escolhe o computador como homem do ano;
2.000= o mundo parou para esperar o "bug" do milênio;
2003= mozilla desenvolve o browser gratuito firefox;
2004= o Brasil é líder mundial de pessoas inscritas no orkut;
2.005= em abril o brasileiro bate recorde de navegação sendo 15 horas e 14 segundos, passando na frente dos Estados Unidos;

2.007= a Apple lanla o IPhone que vira febre mundial.